A partir de terça-feira, 1º de abril, o espaço MOS/Athena recebe a sua terceira exposição desde que foi inaugurado, em novembro do ano passado, na fachada ativa do nosso edifício Melo Alves 645, nos Jardins. A individual Intermédio, de Gustavo Prado, dá lugar agora à mostra Começar pelas pedras, que reúne obras inéditas da artista carioca Renata Leoa e do mineiro Desali, ambos representados pela Galeria Athena.
Nascida no Rio de Janeiro, em 1997, Renata Leoa apresenta pinturas inéditas, produzidas especialmente para a mostra, que aprofundam sua pesquisa sobre a arquitetura das favelas e sua relação com a paisagem urbana, revelando motivos como fachadas e frentes de casas, com rochas e morros ao fundo. Alguns de seus trabalhos já haviam integrado Mar, engula-me, exposição coletiva que marcou a abertura do espaço MOS/Athena.
Nascido em 1983, em Contagem, município da região metropolitana de Belo Horizonte, Desali, por sua vez, expõe uma série de pinturas e objetos produzidos durante sua última residência, realizada em 2024 no Solar dos Abacaxis, no Rio de Janeiro. Em suas obras, o artista se propõe a abordar os legados da escravidão em um território próximo ao explorado por Renata Leoa, ressignificando narrativas históricas e reinterpretando imagens do passado.
“Em ambos artistas, o gesto de retorno às imagens e histórias da cidade busca justamente pelas narrativas não pavimentadas, vielas de terra onde o caminho ainda se faz sobre um solo vivo”, comenta Lucas Alberto, responsável pelo texto crítico da exposição.
Visite o espaço MOS por Galeria Athena
abertura da exposição: 1º de abril, das 17h às 20h30
em cartaz até 25 de maio
de segunda a sexta, das 9h às 19h
sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h
entrada livre e gratuita